Comando DOS - Formatar

O comando format do MS-DOS serve para formatar, ou seja, preparar uma mídia para ser usada criando setores de gravação.
MS-DOS nos possibilita vários parâmetros que melhoram a eficiência da formatação.
A sintaxe comum é format letra_da_unidade. Por exemplo, vamos imaginar que iremos formatar um disquete que está na unidade A:, então:
C:\>format A:
Como é de costume, o MS-DOS irá perguntar se realmente deseja fazer isso. Basta digitar  a letra S e apertar o Enter.
Após algum tempo, a formatação estará terminada e será requisitado o nome do volume. Nós podemos dar esse nome ou simplesmente ignorar este passo apertando Enter. Por fim, o MS-DOS irá perguntar se deseja formatar outro disco, basta digitar N e depois Enter.

/Q

Muitas vezes, apenas temos um disco que está cheio de arquivos que não vamos mais utilizar. Ou seja, ele já foi formatado anteriormente, porém, necessita de uma limpeza geral.
O parâmetro /Q serve para executar uma formatação rápida da mídia, ou seja, ele apenas irá apagar os dados que estão contidos nos setores do sistema de arquivos.
Isso nos poupa bastante tempo se formos apenas limpar um disco grande, como por exemplo, um HD.
O processo é o mesmo, a diferença é que a formatação será mais rápida.
C:\>format A: /q

/V

O parâmetro /V especifica diretamente, no instante da formatação, qual será o nome do volume que será formatado. Para isso, basta inserir o valor em /V usando dois-pontos (:).
C:\>format A: /v:MeuDisco

/FS

Outro parâmetro de format é o que escolhe o sistema de arquivos a ser utilizado. Esses formatos muitas vezes são escolhidos automaticamente e muitos discos tem restrições de qual sistema de arquivo pode usar, isso torna o parâmetro /FS pouco usual para formatação de mídias removíveis como disquetes e pendrives, porém, de suma importância caso estejamos formatando um HD para ser instalado um sistema operacional gráfico como o Windows.
Os sistemas de arquivos possíveis são:
FAT: Este é o formato padrão de formatação aceito por qualquer disco, porém, possui um desempenho menor. Aconselhável apenas para disquetes ou pendrives de capacidade inferior a 2GB.
FAT32: Melhoramento do formato de sistema de arquivo FAT. Aconselhado quando formos formatar um HD para receber uma instalação Windows que não seja da família NT, como por exemplo, Windows 95, Windows 98 e Windows ME.
NTFS: Sistema de Arquivos da família NT. Cria uma melhor distribuição dos clusters, tem menor fragmentação e possibilita compactação de dados, o que economiza importantes bytes do disco. Melhor sistema de arquivos para instalar um sistema operacional como Windows XP ou Vista.
C:\>format C: /fs:ntfs

/X

A formatação de mídias de armazenamento que usam a porta USB para se conectar ao sistema do computador, tem sua formatação um pouco diferente. Isso porque essas mídias são montadas no sistema, ou seja, elas não estavam lá quando o Sistema Operacional foi iniciado.
Quando montamos um dispositivo USB, mesmo que não estejamos usando nenhum arquivo, para o sistema, é como se ele estivesse em uso.
Então, para formatar um pendrive, por exemplo, devemos forçar a desmontagem da unidade.
Nós conseguimos fazer isso facilmente usando o parâmetro /X.
C:\>format F: /v:pendrive /x
Insira um disco novo na unidade F:
e pressione ENTER quando estiver pronto...
O tipo de sistema de arquivos é FAT32.
Verificando 975MB
Inicializando a File Allocation Table (FAT, tabela de alocação de arquivos)...
Formatação concluída


            X bytes de espaço total em disco.
            X bytes disponíveis em disco.


        4.096 bytes em cada unidade de alocação.
            X unidades de alocação disponíveis em disco.


           32 bits em cada entrada FAT.


O número de série do volume é 1234-ABCD


C:\>_

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Close Menu